Seja bem-vindo à Central de Ajuda do Portal de Atendimento e.ambiente! Aqui você encontrará as perguntas mais frequentes sobre a utilização do e.ambiente e suas respectivas respostas.
Caso sua dúvida não tenha sido sanada, entre em contato através dos nossos canais de atendimento. Para dúvidas específicas sobre o seu processo, entre em contato diretamente com a unidade responsável pelo mesmo.
Para realizar um novo cadastro de usuário no Portal de Atendimento e.ambiente siga os próximos passos:
OBS.: Após a abertura do cadastro será enviado um link de confirmação para o e-mail informado.
Alguns endereços de e-mails corporativos podem bloquear o recebimento do link enviado pelo e-Ambiente.
Após a criação e confirmação do cadastro de usuário, siga os próximos passos para acessar o e.ambiente:
Caso tenha esquecido a senha do Portal de Atendimento, você pode solicitar a recuperação através dos seguintes passos:
Para responder uma pendência do seu processo, siga os próximos passos:
Se você for interessado em um processo, é possível acessá-lo na aba “Meus Processos”. Para isso, siga os seguintes passos:
OBS.: Para visualizá-los basta clicar sobre o nome de cada documento listado na barra lateral.
O sistema possui algumas restrições para a anexação de documentos. Para que eles possam ser anexados é necessário seguir alguns requisitos:
Caso seja interessado associado ao processo, basta efetuar login no sistema e acessar “Meus Processos”. Caso contrário, para solicitar vista a um processo siga os passos a seguir:
OBS.: Caso não encontre o tipo de vista que deseja solicitar, entre em contato com a unidade responsável pelo respectivo processo para maiores esclarecimentos.
Após a solicitação de vista, o processo será disponibilizado para acesso via e-mail e também pelo Portal de Atendimento e.ambiente.
Para acessá-lo, siga os seguintes passos:
OBS.: Somente serão disponibilizados os documentos do processo que forem liberados pela unidade responsável.
Caso não seja interessado nem tenha feito uma solicitação de vista, é possível consultar apenas os dados básicos de um processo através dos seguintes passos:
OBS.: Reforçando que será possível visualizar apenas dados básicos do processo. Não é possível visualizar os documentos anexados ao processo nesse tipo de consulta.
É possível realizar a alteração do e-mail cadastrado no Portal de Atendimento e.ambiente seguindo os passos abaixo:
OBS.: Alguns campos não são possíveis de serem alterados diretamente pelo usuário. Caso não consiga corrigir alguma informação é necessário solicitar diretamente à unidade responsável.
É possível acessar o processo na íntegra pelo Portal de Atendimento e-Ambiente, desde que esteja cadastrado como interessado. Se você for interessado siga os seguintes passos:
É possível assinar documentos pelo Portal de Atendimento e.ambiente tanto utilizando certificado digital ICP-Brasil, como também utilizando a assinatura eletrônica do sistema. Para realizar a assinatura, siga os passos abaixo:
Caso precise assinar um documento de um processo utilizando o certificado digital ICP-Brasil, siga os passos abaixo para instalar o assinador digital:
Caso precise entrar em contato com a SIMA, é possível pesquisar os canais de atendimento dos Centros Técnicos Regionais de cada região no mapa abaixo:
Telefone: (11) 3133-3000
Somente para dúvidas na utilização do Portal de Atendimento e.ambiente
Telefone: (11) 2626-4315
E-mail: eambiente@sp.gov.br
Telefone: (11) 2997-5011