CENTRAL DE AJUDA

Portal de Atendimento e.ambiente

Seja bem-vindo à Central de Ajuda do Portal de Atendimento e.ambiente! Aqui você encontrará as perguntas mais frequentes sobre a utilização do e.ambiente e suas respectivas respostas.

Caso sua dúvida não tenha sido sanada, entre em contato através dos nossos canais de atendimento. Para dúvidas específicas sobre o seu processo, entre em contato diretamente com a unidade responsável pelo mesmo.

Dúvidas mais frequentes:

Para realizar um novo cadastro de usuário no Portal de Atendimento e.ambiente siga os próximos passos:

    1. No Portal de Atendimento selecione a opção “Entrar” no menu lateral à esquerda;
    2. Em seguida, na tela de login, clique em “Criar conta”;
    3. Caso queira cadastrar um CPF, selecione a opção “Pessoa Física”. Caso queira cadastrar um CNPJ selecione a opção “Pessoa Jurídica”.
    4. Preencha o restante do formulário de cadastro com os dados obrigatórios do usuário.

OBS.: Após a abertura do cadastro será enviado um link de confirmação para o e-mail informado.

Alguns endereços de e-mails corporativos podem bloquear o recebimento do link enviado pelo e-Ambiente.

    1. Verifique em primeiro lugar sua caixa de spam e o lixo eletrônico.
    2. Caso ainda assim não encontre o link de confirmação, verifique com o setor de informática da sua empresa a viabilidade de desbloquear o recebimento do nosso e-mail, ou, caso prefira, solicite  à unidade responsável a alteração do e-mail cadastrado para um endereço de e-mail particular.

Após a criação e confirmação do cadastro de usuário, siga os próximos passos para acessar o e.ambiente: 

    1. Abra a página do Portal de Atendimento;
    2. Clique em “Entrar” no menu lateral à esquerda;
    3. Preencha os campos com o CPF e a senha cadastrada, e clique em “Entrar”.

Caso tenha esquecido a senha do Portal de Atendimento, você pode solicitar a recuperação através dos seguintes passos:

    1. Acesse o Portal de Atendimento e clique em “Entrar”, no menu lateral à esquerda;
    2. Na tela de login, selecione a opção “Esqueceu a senha?”;
    3. Insira o seu CPF ou CNPJ e clique em “Enviar”;
    4. Será enviado um link para a troca da senha no e-mail cadastrado;

Para responder uma pendência do seu processo, siga os próximos passos:

    1. Abra a página do Portal de Atendimento;
    2. Clique em “Minhas Pendências” no menu lateral à esquerda;
    3. Localize a respectiva pendência do seu processo;
    4. Clique em “Resolver” para abrir a página e responder a pendência anexando documento(s) e/ou enviando informações.

Se você for interessado em um processo, é possível acessá-lo na aba “Meus Processos”. Para isso, siga os seguintes passos:

    1. Acesse a página do Portal de Atendimento;
    2. Clique em “Meus Processos” no menu lateral à esquerda;
    3. Serão exibidos todos os processos vinculados ao interessado logado. Clique sobre o processo para visualizar os dados;
    4. Em seguida, clique sobre a aba “Documentos”, na parte superior da tela;
    5. Serão apresentados todos os documentos anexados ao respectivo processo.

OBS.: Para visualizá-los basta clicar sobre o nome de cada documento listado na barra lateral.

O sistema possui algumas restrições para a anexação de documentos. Para que eles possam ser anexados é necessário seguir alguns requisitos:

    1. Para responder um “Comunique-se” os arquivos não devem possuir mais do que 50Mb;
    2. Para outros tipos de pendências de documentos, os anexos não devem ultrapassar 10Mb;
    3. Não devem estar nomeados com caracteres especiais, como por exemplo: ( ) , . ‘ ” : / [ ] { } _ + = – * ;
    4. Alguns tipos de assinaturas digitais em arquivos PDF não são aceitas pelo sistema;
    5. Não devem ser anexados arquivos protegidos – que exijam senha para a abertura.

Caso seja interessado associado ao processo, basta efetuar login no sistema e acessar “Meus Processos”. Caso contrário, para solicitar vista a um processo siga os passos a seguir:

    1. Acesse a página do Portal de Atendimento;
    2. Selecione a opção “Solicitação de Serviços” no menu lateral à esquerda;
    3. Pesquise por “Vista” na barra de pesquisa;
    4. Por fim selecione a opção que corresponde à sua solicitação e clique em “Solicitar”.

OBS.: Caso não encontre o tipo de vista que deseja solicitar, entre em contato com a unidade responsável pelo respectivo processo para maiores esclarecimentos.

Após a solicitação de vista, o processo será disponibilizado para acesso via e-mail e também pelo Portal de Atendimento e.ambiente.

Para acessá-lo, siga os seguintes passos:

    1. Faça login no Portal de Atendimento;
    2. Clique na opção “Processos liberados” no menu lateral à esquerda.

OBS.: Somente serão disponibilizados os documentos do processo que forem liberados pela unidade responsável.

Caso não seja interessado nem tenha feito uma solicitação de vista, é possível consultar apenas os dados básicos de um processo através dos seguintes passos:

    1. Acesse a página do Portal de Atendimento;
    2. Selecione a opção “Consulta de Processos” no menu lateral à esquerda;
    3. Em seguida, preencha o Órgão seguido pelo número, ano e dígito do processo que deseja consultar (exemplo: SEMIL.123456/2033-XX) e clique em “Consultar” para prosseguir.

OBS.: Reforçando que será possível visualizar apenas dados básicos do processo. Não é possível visualizar os documentos anexados ao processo nesse tipo de consulta.

É possível realizar a alteração do e-mail cadastrado no Portal de Atendimento e.ambiente seguindo os passos abaixo:

    1. Faça login no Portal de Atendimento;
    2. Clique em “Meus Dados” no menu lateral à esquerda;
    3. Preencha os campos “E-mail” e “Confirmar e-mail” com o novo endereço eletrônico;
    4.  Clique em “Salvar e continuar” para confirmar a alteração.

OBS.: Alguns campos não são possíveis de serem alterados diretamente pelo usuário. Caso não consiga corrigir alguma informação é necessário solicitar diretamente à unidade responsável.

É possível acessar o processo na íntegra pelo Portal de Atendimento e-Ambiente, desde que esteja cadastrado como interessado. Se você for interessado siga os seguintes passos:

    1. Faça login no Portal de Atendimento;
    2. Selecione no menu à esquerda a opção “Meus Processos”;
    3. Será exibida uma página com todos os processos cadastrados pelo usuário logado;
    4. Caso tenha mais de um processo, clique sobre o número do processo, para visualizá-lo;

É possível assinar documentos pelo Portal de Atendimento e.ambiente tanto utilizando certificado digital ICP-Brasil, como também utilizando a assinatura eletrônica do sistema. Para realizar a assinatura, siga os passos abaixo:

      1. Faça login no Portal de Atendimento;
      2. Clique em “Minhas Pendências” – é a última opção do menu lateral à esquerda;
      3. Localize a respectiva pendência de assinatura;
      4. Clique em “Resolver” para abrir a página de assinatura;
      5. Será aberta a página “Resolver pendência – Assinatura de documentos (externa)”. Para ter acesso a visualização do conteúdo basta clicar no nome do documento que ele será aberto na íntegra em uma nova aba.
      6. Para assinar, basta selecionar a opção “Assinar” ao lado de cada documento. Caso queira recusar um documento, basta selecionar a opção “Recusar” ao lado de cada documento. 
      7. Para finalizar a tarefa, adicione uma descrição no campo “Resposta (parecer)” e clique em “Finalizar tarefa”.
      8. Será aberta uma janela para selecionar o tipo de assinatura digital que será utilizada. Para a Assinatura eletrônica do sistema basta informar a sua senha de usuário do Portal de Atendimento e.ambiente. Para utilizar o ICP-Brasil é necessário realizar a instalação do instalador digital.
      9. Selecione o certificado com o Nome/CPF da pessoa que irá assinar e clique em Assinar, digite o PIN (senha) do certificado para concluir a assinatura.
OBS.: Para utilizar a assinatura eletrônica do sistema, é necessário que esta opção tenha sido habilitada pela unidade responsável ao criar a tarefa.

Caso precise assinar um documento de um processo utilizando o certificado digital ICP-Brasil, siga os passos abaixo para instalar o assinador digital:

    1. Ao clicar para abrir a página de instalação, você será redirecionado para a página da Softplan Web Signer. Clique no botão “Adicionar Softplan Web Signer na Chrome Store”;
    2. Você será redirecionado para a página do “Chrome Web Store”. Clique no botão “Usar no Chrome” e em seguida em “Adicionar extensão”;
    3. Abra o “Websignersetup.msi” para iniciar a instalação. Após a instalação ser concluída, você será redirecionado para a tela de assinatura do Web Signer;

Contato dos Centros Técnicos Regionais da CFB:

Caso precise entrar em contato com a SIMA, é possível pesquisar os canais de atendimento dos Centros Técnicos Regionais de cada região no mapa abaixo:

Contato das Agências Ambientais da CETESB:

Caso queira tratar de assuntos específicos diretamente com a CETESB, é possível buscar o contato das Agências Ambientais de cada região clicando aqui ou consultando o mapa abaixo:

SEMIL/CETESB - SEDE

Telefone: (11) 3133-3000

SUPORTE E.AMBIENTE

Somente para dúvidas na utilização do Portal de Atendimento e.ambiente
Telefone: (11) 2626-4315
E-mail: eambiente@sp.gov.br

Fundação Florestal

Telefone: (11) 2997-5011